Topo » Catálogo » Poesia XXI »

Adília Lopes

Autor: Ana Bela Almeida
ISBN: 978-989-26-1255-3
ISBN Digital: 978-989-26-1256-0
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1256-0
Data: Dezembro 2016
Dimensões: 110 mm x 200 mm

Sinopse:
Adília Lopes (1960) apresenta-se nos seus versos como uma freira poetisa barroca portuguesa. O percurso meteórico da sua obra na literatura portuguesa poderia ser um case study de como uma poesia marginal alcança o coração do cânone literário ou sobre como deixar “prognósticos só para o final do jogo.” Autora de uma poesia inteligente e provocadora, Adília Lopes passou das primeiras edições de autor, obras de culto de uma minoria, a ser lida nas salas de aula de Literatura Portuguesa um pouco por todo o mundo. Este percurso tem o seu clímax na publicação de Dobra, a poesia reunida em obra completa pela Assírio & Alvim, em 2009. Encontramos ecos da sua obra em vários campos da nossa contemporaneidade, sejam estes os da arte, com as gravuras que Paula Rego lhe dedica, ou o da música, em letras de bandas como A Naifa.