A Recepção de Freud em Portugal (1900-1956)

Autor: Alírio Queirós
ISBN: 978-989-8074-47-8
ISBN Digital: 978-989-26-0327-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0327-8
Edição: 1.ª
Data: Abril 2009
Dimensões: 240 mm x 170 mm

Sinopse
Verificar a presença do mestre de Viena em Portugal, desde o início do século até à comemoração do centenário do seu nascimento, impunha calcar os diversos caminhos que o conhecimento percorreu neste meio século. Se não tão forte na opinião pública representativa, já nas camadas intelectuais e científicas, especialmente nas congéneres da psicologia e psiquiatria, encontramos ecos de uma marca muito importante e de valor cientificamente sólido, tendo em conta o interesse dos escritos existentes certificados, aliás, pela excelente qualidade dos nossos pensadores, tantas vezes esquecidos.
Neste contexto, aumentar a compreensão do fenómeno Freud, enquanto matéria de receção intelectual, científica, diagnóstica e terapêutica, é a intenção desta reflexão, conduzida com total proximidade aos textos dos nossos cientistas que, da forma mais apaixonada e competente, deram corpo a este tema neste nosso muito especial País.