Ceuta não foi conquista mas começo dela

Autor: João Marinho dos Santos
ISBN: 978-989-26-1396‑3
ISBN Digital: 978-989-26-1397‑0
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1397-0
Edição: 1.ª
Data: Julho 2017
Dimensões: 152,4 mm x 228,5 mm

Sinopse:
À medida que vamos desenhando (desde há séculos, se não milénios) o mapa- -mundi da globalização, cada Povo, cada Nação também mostra interesse em ir vincando a sua carta nacional. Neste esforço de definir e reforçar cada iden-tidade colectiva, claro está que não se esconde qualquer perigo desde que não se confunda “individualização” com “individualismo”. Ao comemorarmos uma vez mais (agora em 2015) a “Conquista de Ceuta”, nós Portugueses não pretendemos apoucar os então vencidos, já que é o “encon-tro” com os “outros” que nos move e distingue. Um encontro que nem mesmo a acirrada guerra religiosa e ideológica de então logrou obliterar por completo; ainda que luta armada e outras actividades geradoras de “honra”, “proveito” e “fama” tenham balanceado um Portugal independente para mais conquistas (ultramarinas), colonizações (sobretudo de espaços sem homens), descobertas (geográficas e humanas) e ensaios (modernos) de governação e administração. “Ceuta”, obviamente, não foi começo de tudo isto, mas continua a ser “registo de memória” e “dever de história”, que não apenas para os Portugueses; por tal, decidimos redigir esta colectânea de artigos.